O que é ultrassom?

A descoberta do Ultrassom ocorreu em 1880 por Curie estudando o efeito piezoelétrico3. Thornycroft e Barnaby em 1894 observaram que na propulsão de mísseis lançados pelo destróier uma fonte de vibração era gerada causando implosão de bolhas e cavidades na água. Essa vibração ficou conhecida como cavitação.


A origem da cavitação se deve ao fato de que, durante a expansão, os gases adsorvidos no líquido ao redor da cavidade ou na interface, evaporam-se resultando na expansão da cavidade. Durante a etapa de compressão estes gases ou vapores não retornam completamente ao líquido, resultando num aumento efetivo da cavidade. A cavidade ao atingir um tamanho crítico implodi-se, liberando grande quantidade de calor e pressão num curto período de tempo e em pontos localizados no líquido.

O Ultrassom é a ciência das ondas sonoras acima dos limites audíveis do ser humano. A freqüência de uma onda sonoro determina seu tom ou timbre. Frequências baixas produzem tons baixos ou graves. Freqüências altas produzem tons altos ou agudos. O som capitado pelo ouvido humano durante a utilização de uma lavadora ultrassônica são sub-harmônicas proveniente do atrito entre o meio liquido e partes metálicas. Este atrito é gerado pela cavitação ultrassônica.